segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hipocrisia


Coisa triste é a hipocrisia. Ora, esta palavra significa fingimento, falsidade, sentimentos, crenças e virtudes que na verdade, a pessoa não possui. Hipocrisia tem a sua origem na tragédia grega, sempre teatral. O hipócrita é o que oculta a sua face usando uma máscara.
Tudo bem, me diriam os céticos, toda a sociedade é hipócrita, pois depende dessa dimensão para a própria sobrevivência. Não nego isso, mas o esforço pela melhor e mais transparente convivência entre as pessoas não pode ser ofuscado por gente que se acha superior às outras, fingindo comportamentos.
Em várias passagens do Evangelho, os hipócritas são denunciados por Jesus. O interessante é notar que os hipócritas não eram os pecadores, mas os religiosos que insistiam em parecer ser o que não eram. Veja, por exemplo, Marcos 7.6: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Ou ainda, Mateus 6.5: “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu asseguro que eles já receberam a recompensa”. E, enfim, 1 João 4.20: “Se alguém disser que ama a Deus, mas odiar o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.
Bem, acho que esses versos bastam para mostrar claramente como Jesus tinha (e tem) verdadeiro asco de gente hipócrita.
Enfim, que diante dos nossos mais específicos relacionamentos, tenhamos a coragem e a autenticidade de fazer diferença, vivendo da melhor maneira possível, com dignidade e tolerância. O Senhor com a gente.

DIA 70 - As mariposas giram em torno das lamparinas acesas

Gosto quando os olhares e os sorrisos oriundos de pessoas diferentes compactuam os sentimentos mais profundos numa doce simbiose. Pode ser q...